Por Gabriele Lomba
Rio de Janeiro
Aos 41 anos e com 11 títulos mundiais no currículo, Kelly Slater dificilmente ainda se surpreende no surfe. E foi um rapaz brasileiro, cego desde o nascimento, que proporcionou a ele uma das experiências mais impressionantes de sua vida. O americano é um dos surfistas que participam do documentário "Além da Visão", que conta a história de Derek Rabelo, de 20 anos. O filme teve os trailers exibidos nesta semana, durante o Rio Pro, terceira etapa do Circuito Mundial, que segue suspensa pela falta de ondas.
Slater surfou com Derek Rabelo em setembro do ano passado. Botou uma venda nos olhos e...
- Não consegui pegar nenhuma onda... - conta o americano, sobre o dia de gravações em Trestles, na Califórnia, onda que ele conhece como poucos.
Derek Rabelo e Kelly Slater em Trestles, na Califórnia (Foto: Reprodução/Além da Visão)
Derek nasceu sem a visão - glaucoma congênito. Os pais, apaixonados por surfe, o batizaram em homenagem ao campeão mundial. E, aos 17 anos, o menino decidiu aprender a surfar. Hoje, faz parte da equipe de uma empresa de surfwear.
Bryan Jennings, Mike Stewart, Magno, Derek e Slater na gravação (Foto: Giuseppe Demasi / Divulgação)
A caminhada de Derek entre os melhores do mundo começou de fato em 2011, quando, levado pelo amigo bodyboarder Magno Passos, surfou Pipeline, a onda mais tradicional e uma das mais temidas do Circuito Mundial.
Foi então que Bruno Lemos e Luiz Werneck decidiram criar o documentário. Bryan Jennings é o produtor do filme, que deve ser lançado no fim deste ano.
- É inspirador. Tenho muito respeito pelo que ele faz. Ele nunca viu. Só sente a onda. Surfe é uma atividade muito visual. É impressionante o que ele consegue - disse Slater.
Derek e CJ no Rio (Foto: Guilherme Macchi)
Materia: globoesporte.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário